quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Carnaval I


"Quem me vê sempre parado, distante garante que eu não seisambar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não possofalar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu vejo as pernas de louça da moça que passa e não posso pegar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Há quanto tempo desejo seu beijo molhado de maracujá
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
E quem me ofende, humilhando, pisando, pensando que eu vou aturar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
E quem me vê apanhando da vida duvida que eu vá revidar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu vejo a barra do dia surgindo, pedindo pra gente cantar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada, quem dera gritar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar..."
(Chico Buarque)
---------------------------------------------------------
Pois é tá chegando (ou já chegou?)o carnaval! No Brasil talvez seja uma das datas mais importantes do ano. Aliás, para mim, o 'ano novo' do brasileiro deveria ser comemorado no dia de carnaval, afinal, para que comemorar antes se tudo só começa de verdade quando o carnaval termina?! Sei lá, mas enfim, não é disso que eu quero falar. Eu quero falar do significado, ao meu ver, de data tão festiva.
Para mim o carnaval sempre significou somente uma coisa: FUGA! Sim, fuga! Em épocas passadas, quando vivíamos a ditadura, o carnaval era a data em que podíamos ser mais "livres", que podíamos esconder nossas dores atrás de fantasias. O país, por algumas horas, dava trégua ao medo, à repressão política, às diversidades ideológicas, para se entregarem a essa "ofegante epidemia que se chamava carnaval". Enquanto isso, do lado de fora, pessoas continuavam sendo torturadas, os políticos continuavam surrucupiando, tudo continuava exatamente igual... porém, do lado de dentro, era carnaval...
Hoje, que já não existe mais essa repressão tão explícita, a fuga é mais interna que social. É a fuga dos problemas pessoais, é a renovação de energias para aguentar o peso do resto do ano, descanso - mesmo que não do corpo mas da alma - para segurar a barra do que vem pela frente. Não que os problemas tenham deixado de existir. Eles estão ali, intactos, esperando o carnaval chegar ao fim!
Quanto a mim...
"tô me guardando prá quando o carnaval chegar"
rs
Xêro,
.dona flô. olê, olê, olá! \o/
rs

Nenhum comentário: